Hormônio não gera comportamento adolescente

Pedro.CCM - 27 de março de 2018 - 06:57

Hormônio não gera comportamento adolescente

Mudanças durante o período não está associadas à puberdade, demonstra estudo

(CCM SAÚDE) — A culpa pelas mudanças comportamentais de adolescentes costuma recair sobre as alterações na produção de hormônios da puberdade. Porém, um estudo pioneiro da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, rejeita essa tese.



Em um experimento com hamsters siberianos, os cientistas foram capazes de separar a puberdade, processo que garante ao indivíduo a habilidade de reproduzir e promove o desenvolvimento de caracteres sexuais e demais mudanças desse período.

Com isso, o grupo de pesquisadores liderado pelo professor Matthew Paul pode observar que os animais que tiveram o início da puberdade atrasado passaram pelas mudanças de comportamento típicas da adolescência no mesmo período que os ratos nos quais puberdade e adolescência coincidiram. "A descoberta é surpreendente. As mudanças são independentes dos hormônios da puberdade. Não podemos colocar a culpa neles", diz Paul.

Uma das principais aplicações desse achado diz respeito à saúde mental dos jovens. A adolescência é um momento em que muitas condições mentais se apresentam e são diagnosticadas. O estudo pode auxiliar a compreender quais os mecanismos que influenciam para essa situação, afirma o autor da pesquisa.

Foto: © rawpixel - 123RF.com