Sensor dentário monitora glicose, sal e álcool

Natali_CCM - 2 de abril de 2018 - 09:06
Sensor dentário monitora glicose, sal e álcool
Novidade pode ajudar a controlar o consumo dessas substâncias e gerar informações a aparelhos

(CCM SAÚDE) — O monitoramento de alguns indicadores do nosso corpo ajuda o diagnóstico de doenças, bem como no seu controle. Um sensor instalado no dente pode ser a novidade que faltava para reunir diversas informações de uma só vez.


O sensor, criado por pesquisadores da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, é muito pequeno e monitora o consumo de glicose, sal e álcool, podendo transmitir as informações, sem fio, a outros aparelhos.

Com apenas 2 milímetros, o dispositivo é flexível e se adapta perfeitamente à superfície do dente. Composto por uma camada que absorve a substância, outra que analisa o material e uma terceira que transmite os dados, por meio de uma pequena antena, o sensor usa a técnica RFID (radiofrequência), que também pode ser usada para analisar outras substâncias.

Segundo os pesquisadores, versões futuras do sensor dentário permitirão o acompanhamento de nutrientes, substâncias químicas e estados como a desidratação. “Estamos limitados apenas pela nossa criatividade mesmo”, afirma Fiorenzo Omenetto, um dos criadores do dispositivo.

"Nós estendemos a tecnologia comum de RFID para um sensor que pode ler e transmitir dinamicamente informações sobre seu ambiente, esteja ele fixado em um dente, à pele ou a qualquer superfície", completa. Testado quatro vezes em humanos, o sensor funciona por até uma semana.

Por ora, essa versão de sensor ajudaria os médicos a monitorarem diabetes ou hipertensão, porém ele pode ser ajustado para medir pH, temperatura e hidratação da boca, ampliando as funcionalidades do dispositivo.

Foto: © Pressmaster - Shutterstock.com