Alimentação gordurosa pode causar artrose

Natali_CCM - 24 de abril de 2018 - 08:24

Alimentação gordurosa pode causar artrose

Pesquisa indica que bactérias podem inflamar articulações de mãos, quadril e joelhos

(CCM SAÚDE) — Uma pesquisa feita nos Estados Unidos aponta que consumir alimentos gordurosos eleva o risco de desenvolver artrose. Segundo o estudo, micro-organismos da flora intestinal seriam os responsáveis por essa inflamação.



Em testes com ratos, confirmou-se que as articulações das mãos, do quadril e dos joelhos ficaram comprometidas pela alimentação rica em gordura, que desregula a microbiota intestinal e favorece a proliferação de micro-organismos danosos ao corpo.

O estudo, publicado na revista 'JCI Insight', avaliou roedores obesos e com osteoartrite nos joelhos para, na sequência, adaptar um tratamento para regular sua microbiota com o prebiótico oligofrutose, grupo de substâncias que servem como alimento para as bactérias benéficas ao corpo.

Os ratos tratados continuaram obesos, mas suas articulações voltaram ao estado saudável. "A oligofrutose preveniu completamente a aceleração da osteoartrite causada pela obesidade, preservando grande parte da cartilagem na junta", destaca Michael Zuscik, da Universidade de Rochester, e um dos autores do estudo.

A osteoartrite, conhecida como artrose, causa inflamação e degeneração das cartilagens do corpo, especialmente as de joelho, mãos, quadril e coluna, causando dores e dificuldade de movimento. A obesidade é um dos principais fatores de risco, mas, com a descoberta dos cientistas estadunidenses, a presença de algumas bactérias na flora intestinal é também responsável pelo problema.

Foto: © staras - 123RF.com