Campanha da gripe quer vacinar 54,4 milhões

Pedro.CCM - 25 de abril de 2018 - 08:13
Campanha da gripe quer vacinar 54,4 milhões
Grupos com prioridade para receber a vacina inclui idosos, crianças, gestantes e professores

(CCM SAÚDE) — Começou em todo o Brasil na última segunda-feira (23) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Ao todo, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 54,4 milhões de pessoas dos grupos prioritários para receber a proteção.


O público-alvo da campanha são idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, funcionários do sistema prisional e professores.

A campanha vai até o dia 1º de junho. No dia 12 de maio, um sábado, ocorre o DIA D da vacinação contra a gripe. No total, serão oferecidos 28 mil postos volantes que se somarão às 27 mil unidades básicas de saúde do país.

No ano passado, 87,7% do público-alvo recebeu a vacina, sendo que a taxa de cobertura ultrapassou os 90% em 10 estados. Para elevar os níveis obtidos em 2017, cerca de 24 milhões de doses (ou 41% do total) já foram distribuídas aos municípios e o restante chegará ao longo da campanha.

A vacina contra a gripe tem segurança e eficácia comprovadas e sua fórmula é alterada todos os anos sob recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para proteger contra as cepas do vírus influenza mais presentes no mundo.

Foto: © Africa Studio - Shutterstock.com