Perda de peso evitaria 15 mil casos de câncer

Natali_CCM - 26 de abril de 2018 - 08:58
Perda de peso evitaria 15 mil casos de câncer
Estudo da USP aponta que, anualmente, 3,8% dos casos seriam evitados apenas ao se reduzir a obesidade

(CCM SAÚDE) — Até 2025, estima-se que surjam 29 mil novos casos de câncer relacionados à obesidade e ao sobrepeso, porém um estudo da USP prevê que só a perda de peso combateria 15 mil casos registrados anualmente no Brasil.


A pesquisa, conduzida pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em colaboração com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, indica que o combate à obesidade eliminaria 3,8% dos casos totais de câncer registrados hoje em dia.

"O problema principal é que vem ocorrendo um aumento nas prevalências de excesso de peso e obesidade no Brasil e, com isso, os casos de câncer atribuíveis a essas duas condições também devem crescer. Fora isso, espera-se que haja um aumento nos casos de câncer como um todo, pois a população do país vai aumentar e envelhecer", explica Leandro Rezende, doutorando na FMUSP.

De acordo com o estudo, uma das principais razões que eleva a incidência do câncer em pessoas obesas é o consumo de alimentos ultraprocessados como, por exemplo, mortadela, salame, patês, hambúrgueres e outros.

A obesidade pode, ainda, ser causada por fatores genéticos, sedentarismo, alimentação rica em gordura, hipotireoidismo e até depressão. Ela é apontada como a principal causa de mortes evitáveis em todo o mundo e fator de risco para o surgimento de doenças como o diabetes, a hipertensão, doenças cardiovasculares e hepáticas.

Foto: © Maxshutter - Shutterstock.com