Uso de saunas pode reduzir chance de AVC

Natali_CCM - 3 de maio de 2018 - 09:39
Uso de saunas pode reduzir chance de AVC
Pesquisa indica que pessoas que usam sauna frequentemente têm 61% menos risco

(CCM SAÚDE) — Um estudo realizado na Finlândia concluiu que pessoas que usam sauna frequentemente têm muito menos chance de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).


De acordo com a pesquisa, que avaliou mais de 1.600 pessoas durante uma média de 15 anos, quem frequenta saunas de quatro a sete vezes por semana tem 61% menos chance de ter um AVC do que as que utilizam a sauna apenas um dia na semana.

O estudo, publicado na revista 'Neurology' é o primeiro a avaliar a relação entre o uso de saunas de a incidência de AVCs, indicando que quem frequenta saunas de duas a três vezes por semana também tem risco diminuído em 14% na comparação com quem utiliza a sauna apenas um dia na semana.

Os resultados positivos continuaram, inclusive, depois de ajustados outros fatores de risco, tais como combate ao tabagismo, controle do diabetes, colesterol e prática de exercícios físicos.

"As saunas parecem ter um efeito redutor da pressão arterial, o que pode ser a base do efeito benéfico sobre o risco de AVC", afirmou o autor do estudo, Setor Kunutsor, da Universidade de Bristol.

A base da pesquisa foram pessoas de 53 a 74 anos residentes no leste da Finlândia, onde o uso de saunas é um hábito quase que diário. A maioria das famílias, inclusive, possui uma sauna em casa.

Foto: © olegdudko - 123RF.com