Sarampo: Brasil confirma 2 mortes e 103 casos

Natali_CCM - 11 de maio de 2018 - 08:37

 Sarampo: Brasil confirma 2 mortes e 103 casos

Casos se concentram nos estados de Roraima e Amazonas; OMS emitiu alerta para a doença

(CCM SAÚDE) — O Ministério da Saúde informou, em comunicado, que até o dia 30 de abril o Brasil registrou duas mortes por sarampo, ambas em Roraima. Além disso, houve 103 casos confirmados da doença.



Com 289 pacientes ainda sob investigação, o ministério enfatiza que as mortes por sarampo decorreram de outras doenças, que agravaram o quadro geral. Por ora, os casos confirmados atingiram pessoas de Roraima e do Amazonas.

A preocupação com um possível surto de sarampo na região fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitisse um alerta em toda a região das Américas, com pedido de reforço dos esquemas de vacinação.

O aumento dos casos de sarampo no Brasil teve início neste ano. Tanto é que, em 2016, o país havia recebido um certificado de que a doença tinha sido eliminada do território. Para evitar que haja uma epidemia, o Ministério da Saúde já enviou 737,9 mil doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Atualmente, a vacina tríplice viral já faz parte do calendário vacinal brasileiro e está disponível o ano inteiro, em todas as unidades de saúde do país. Entretanto, ao que parece, o surto de sarampo também é um problema na Europa, que registou aumento de 400% no número de casos de 2016 a 2017.

A causa disso, segundo a OMS, são os movimentos antivacina, especialmente na Europa, bem como o afrouxamento das campanhas de vacinação.

Foto: © Kirill Ryzhov - Shutterstock.com