Número de casos de câncer deve crescer 58%

Pedro Muxfeldt - 24 de maio de 2018 - 11:41
Número de casos de câncer deve crescer 58%
Grupo internacional de pesquisa também divulgou lista de 10 medidas para prevenir a doença

(CCM SAÚDE) — O total de casos de câncer no mundo vai crescer 58% até 2035, aponta estimativa do Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer (WCRF) que publicou na última quarta-feira (23) os dados do seu terceiro relatório global sobre a doença.


Em 2012, foram diagnosticados 14,1 milhões de casos de câncer em todo o planeta. De acordo com o levantamento do grupo, em 2035 esse número alcançará a cifra de 24,4 milhões. As formas mais comuns, excluindo o câncer de pele não melanoma, são o câncer de pulmão, mama e colorretal.

O trabalho também buscou determinar as principais causas e fatores de risco para o desenvolvimento do câncer. No total, foram analisados 51 milhões de diagnósticos da doença ao redor do mundo e a conclusão é que o estilo de vida moderno - sedentário e de alimentação com forte presença de comidas processadas e pouco balanceada - é o principal responsável pelo aumento nos casos.

Por conta disso, o WCRF criou uma lista de 10 ações para prevenção e tratamento do câncer. As medidas são manter um peso saudável, praticar atividades físicas, comer mais cereais, vegetais e frutas, cortar alimentos processados da dieta, limitar o consumo de carne vermelha, reduzir a ingestão de bebidas açucaradas e alcoólicas, não usar suplementos para prevenção do câncer, amamentar os bebês até os dois anos e seguir as recomendações do médico em caso de diagnóstico da doença.

Foto: © Juan Gärtner - 123RF.com