Item presente no sabonete pode causar câncer

Natali_CCM - 5 de junho de 2018 - 10:50
Item presente no sabonete pode causar câncer
Antimicrobiano triclosano tem capacidade de alterar a microbiota intestinal, dizem cientistas

(CCM SAÚDE) — Presente em artigos de higiene pessoal como sabonetes, a substância antimicrobiana triclosano pode alterar a microbiota intestinal, levando a inflamações no cólon e estimulando o surgimento do câncer.


Segundo pesquisadores da Universidade de Massachusetts em Amherst, a substância, também presente em itens como brinquedos, causou colite e exacerbou a irritação de cólon em ratos, que, posteriormente, desenvolveram câncer de cólon.

"Esta é a primeira vez que se mostra que o triclosano tem efeitos adversos na saúde dos intestinos", diz Guodong Zhang, principal autor do trabalho.

Nos Estados Unidos, sabonetes com essa composição já foram proibidos, porém ele ainda está presente em mais de dois mil produtos, figurando também entre os dez maiores poluentes de rios do país.

No artigo, publicado pelos estudiosos na revista 'Science Translational Medicine', os cientistas afirmam que a “exposição ao triclosano é praticamente inevitável, embora pouco se sabe como sua ingestão afeta nossa saúde”. Por isso, os efeitos do triclosano na saúde humana devem ser examinados mais de perto.

Foto: © Sergey Rizhov - Shutterstock.com