Vacinação da gripe é prorrogada mais uma vez

Pedro.CCM - 14 de junho de 2018 - 11:14

Vacinação da gripe é prorrogada mais uma vez

Campanha agora vai até o dia 22 de junho por conta da baixa adesão do público-alvo

(CCM SAÚDE) — O Ministério da Saúde decidiu prorrogar pela segunda vez a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Desta vez, a campanha, que inicialmente estava prevista para terminar em 1º de junho, vai até o dia 22.



Segundo o órgão federal, a decisão foi motivada pela baixa adesão da população. Até o momento, apenas 77,6% do público-alvo recebeu a vacina enquanto a meta do ministério é imunizar 90% dos grupos prioritários. Em números totais, significa que 11,8 milhões de pessoas ainda não se vacinaram.

Entre o público-alvo, as crianças até cinco anos e as gestantes têm os menores níveis de proteção, com 61,5% e 66%, respectivamente. Por outro lado, os grupos mais protegidos são das puérperas (91%) e professores (90,9%). Completam o público da campanha idosos com mais de 60 anos (85,8%), indígenas (86,1%) e profissionais de saúde (83,4%).

Ao todo, apenas dois estados - Goiás e Tocantins - superaram a meta de 90% de cobertura. Na outra ponta, Rondônia (53,6%) e Rio de Janeiro (57,3%). A região Sudeste tem a menor taxa de vacinação, com apenas 72% do público vacinado.

Foto: © Adam Gregor - Shutterstock.com