Estudo: brasileiro adota hábitos mais saudáveis

Pedro.CCM - 20 de junho de 2018 - 07:48
Estudo: brasileiro adota hábitos mais saudáveis
Obesidade cai em três de cinco faixas etárias pesquisadas; aumenta consumo de hortaliças e exercícios

(CCM SAÚDE) — O brasileiro tem, aos poucos, adotado hábitos mais saudáveis. É o que revelam novos resultados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2017.


O estudo do Ministério da Saúde, que entrevistou 53.034 pessoas, aponta que, nos últimos dez anos, a prática de atividade física cresceu 24% e a ingestão de frutas e hortaliças subiu 4,8%. Além disso, o consumo de refrigerantes e outras bebidas açucaradas caiu 52,8% desde 2007.

Apesar disso, a obesidade ainda é um dos problemas mais graves de saúde pública do país. Os novos dados demonstram que 18,9% dos brasileiros, isto é, quase uma em cada cinco pessoas, são obesos. Já o excesso de peso foi observado em 54% dos entrevistados.

Se os números ainda são muito elevados, algumas informações trazem expectativa de melhora. Das cinco faixas etárias pesquisadas, três delas apresentaram redução do índice na comparação com o ano passado. São elas: os grupos de 25 a 34 anos, 35 a 44 anos e acima de 65 anos.

No entanto, entre os mais jovens - de 18 a 24 anos - a taxa cresceu pelo terceiro ano consecutivo e alcançou 9,2% dessa população, maior nível já medido pelo Vigitel.

Foto: © alexraths - 123RF.com