Vírus da herpes associado ao mal de Alzheimer

Pedro Muxfeldt - 22 de junho de 2018 - 07:27
Vírus da herpes associado ao mal de Alzheimer
Estudo encontrou maior abundância de traços do vírus em cérebros de pacientes com a doença

(CCM SAÚDE) — O vírus da herpes pode estar ligado ao surgimento do mal de Alzheimer, defendem cientistas da Escola de Medicina Monte Sinai, nos Estados Unidos, responsáveis por um estudo pioneiro.


Os pesquisadores analisaram 622 cérebros com Alzheimer em estágio inicial e 322 cérebros saudáveis em busca de diferenças genéticas entre eles. Porém, a única variação substancial que encontraram foi na maior presença de dois genes de vírus da herpes nos órgãos com a doença.

"Os genomas virais foram detectados em cerca de 30% dos cérebros com Alzheimer e virtualmente não encontrados no grupo controle. Não procuramos por isso, mas o vírus gritava em nossos resultados", afirma Sam Gandy, um dos autores do estudo.

Apesar disso, os especialistas não são capazes de garantir que o vírus da herpes poderia ser visto como uma causa ou fator de risco para o Alzheimer. Também é possível, por exemplo, que cérebros com predisposição para a demência se tornem mais vulneráveis a infecções virais, provocando essa diferença detectada.

Foto: © Puwadol Jaturawutthichai - 123RF.com