Amêndoas, avelãs e nozes melhoram esperma

Natali Chiconi - 10 de julho de 2018 - 09:06
Amêndoas, avelãs e nozes melhoram esperma
Cientistas observaram que esses alimentos podem ajudar homens em tratamento

(CCM SAÚDE) — As nozes são, comprovadamente, benéficas ao corpo humano. Agora, cientistas descobriram outra vantagem desse alimento, que melhora a qualidade do esperma.


A constatação foi obtida após uma análise com 119 voluntários, com idades entre 18 e 35 anos, que receberam suplementos diários com 60 gramas de amêndoas, avelãs e nozes por 14 semanas. Paralelamente a isso, exames de sangue e esperma foram realizados e analisados pelos especialistas.

Os resultados, após esse período de análise, mostraram que havia uma contagem mais alta de espermatozoides (16%), mais vitalidade (4%), capacidade de locomoção (6%) e maior morfologia (1%) nos gametas dos homens que receberam o suplemento.

Apresentados na reunião da Sociedade Europeia de Reprodução e Embriologia, realizada em Barcelona, os resultados são uma esperança para homens que sofrem com problemas de infertilidade - vale ressaltar, porém, que as pessoas avaliadas eram saudáveis e aparentemente férteis.

"Então, os homens que desejam uma gravidez — naturalmente ou com fertilização in vitro — deveriam acrescentar nozes à dieta diária? Infelizmente, ainda não podemos dizer isso com base nos resultados desse estudo", avalia, em comunicado, Albert Salas-Huetos, pesquisador da Unidade de Nutrição Humana da Universidade Rovira i Virgil em Reus, na Espanha, e autor da pesquisa.

"Temos evidências se acumulando na literatura que mostram que mudanças no estilo de vida saudável, como seguir um padrão alimentar mais rico, podem ajudar na concepção. As nozes são um componente-chave da dieta mediterrânea, que é extremamente saudável", completa.

Embora essa diretriz não possa beneficiar homens inférteis por ora, os cientistas reiteram que dietas ricas em ômega-3, antioxidantes como vitamina C e E, selênio e zinco, além de folato, contribuem para a melhora do esperma.

Pesquisas recentes apontam que, em geral, a qualidade do esperma diminui bastante - cerca de 50% nos últimos 50 anos. Esse problema, de acordo com os cientistas, deve-se a fatores como poluição, sedentarismo e doenças como diabetes, obesidade, hipertensão, etc.

Além desse efeito benéfico para homens que desejam melhorar a qualidade do esperma, as nozes são indicadas como agentes preventivos de câncer de mama e próstata, além de problemas vasculares. Atuam, ainda, no aumento da longevidade e no emagrecimento, já que provocam saciedade.

Foto: © margouillat photo - Shutterstock.com