Ômega 3 não traz benefícios ao coração, diz estudo

Pedro Muxfeldt - 23 de julho de 2018 - 10:19
Ômega 3 não traz benefícios ao coração, diz estudo
Revisão de pesquisas envolvendo mais de 100 mil pessoas vai contra o senso comum sobre cápsulas

(CCM SAÚDE) — Contrário ao senso comum e às propagandas veiculadas pelos fabricantes, o uso regular de cápsulas de ômega 3 não previne doenças cardiovasculares e AVC.


A conclusão é de um estudo do 'Cochrane Heart Group', entidade colaborativa britânica de revisão bibliográfica, que analisou o resultado de 79 pesquisas envolvendo 112 mil voluntários. Atualmente, milhares de pessoas em todo o mundo fazem uso diário de ômega 3 em busca de seus benefícios, entre eles a prevenção de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e morte prematura.

"Podemos estar seguros das descobertas desta revisão, que vão contra a crença popular de que suplementos de ômega 3 protegem o coração. Essa revisão sistemática incluiu informações de milhares de pessoas acompanhadas por longos períodos. Apesar disso, não encontramos nenhum efeito protetivo", afirma Lee Hoper, uma das lideranças do estudo.

Dentre o rol de pesquisas revisadas pela equipe de profissionais também estavam experimentos em que os participantes foram orientados a aumentar a ingestão de peixes ricos em ômega 3, como salmão e atum, ou castanhas enriquecidas com a substância.

No primeiro caso, também não houve melhora na prevenção de doenças do coração. Já no segundo grupo, ocorreu uma maior proteção, porém a redução das ocorrências de doença cardiovascular foi muito pequena e irrelevante cientificamente.

Foto: © Maruna Pleshkun - Shutterstock.com