Apps podem ajudar no tratamento da depressão

Natali Chiconi - 30 de julho de 2018 - 08:51
Apps podem ajudar no tratamento da depressão
Tecnologia pode auxiliar na identificação de recaídas e servir de complemento à terapia convencional

(CCM SAÚDE) — A internet é, em geral, apontada como uma das causadoras da depressão. Essa tecnologia, no entanto, pode ser aliada no combate à doença, que afeta 300 milhões de pessoas.


Estudos apontam que, se combinadas aos tratamentos convencionais, ferramentas online e aplicativos de monitoramento da depressão podem ser de grande valia a quem sofre do problema.

Um exemplo é o app Outcome Feedback (retorno de resultados), criado por pesquisadores europeus. "Essa tecnologia que desenvolvemos identifica problemas precocemente com precisão e permite que os terapeutas fiquem mais atentos às dificuldades e obstáculos que o paciente precisa enfrentar", explica o psicólogo Jaime Delgadillo, da Universidade de Sheffield, na Inglaterra.

Por meio do rastreamento de sintomas como interrupção do ciclo de sono, sensação de cansaço, perda de apetite e dificuldades para relaxar, o app identifica riscos de piora e minimiza a possibilidade de o paciente abandonar o acompanhamento profissional.

Uma das vantagens dessa tecnologia é, segundo os pesquisadores, acompanhar o paciente 24 horas por dia, oferecendo resposta imediata.

"No caso daqueles que têm indicação de acompanhamento semanal, podemos perder até metade dos pacientes quando pedimos que venham à clínica com frequência", explica Dror Ben Zeev, professor de psiquiatria e ciência comportamental da Universidade de Washington.

Outro exemplo bem sucedido é o aplicativo Focus, voltado a pacientes com depressão severa, transtorno bipolar e esquizofrenia.

"O momento em que eles mais precisam gerenciar a doença geralmente é aquele em que evitam procurar ajuda, pois têm medo de ser estigmatizadas e rotuladas ou mesmo pela dificuldade de acesso a clínicas", afirma Ben Zeev.

O grande benefício dos apps são questionários pré-programados de avaliação diária e funções sob demanda. Dependendo dos resultados, o app oferece técnicas de relaxamento, higiene do sono, manejo de humor etc.

No Brasil, já existe um app com a mesma função. O Deprexis é uma plataforma criada por pesquisadores europeus para auxiliar no tratamento da depressão leve e moderada.

Foto: © Antonio Guillem - Shutterstock.com