Liberado novo remédio contra o câncer de próstata

Natali Chiconi - 3 de agosto de 2018 - 05:37
Liberado novo remédio contra o câncer de próstata
Produto liberado pela Anvisa será comercializado em forma de cápsula gelatinosa

(CCM SAÚDE) — A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a inclusão do medicamento Xtandi para o tratamento do câncer de próstata.


O remédio, cujo principal composto é a enzalutamida, é indicado para homens com câncer de próstata não metastático resistente à castração. Comercializado em forma de cápsula gelatinosa, com concentração de 40 miligramas, ele tem comprovação de melhora na sobrevida dos pacientes.

Indicado como antineoplásico para tratar câncer de próstata metastático resistente à castração, após falha de terapia de privação androgênica, o Xtandi também é indicado para quem já recebeu tratamento com docetaxel.

Testes conduzidos antes da liberação do medicamento pela Anvisa indicam que ele reduziu em 70,8% o risco de agravamento da doença na comparação com placebos. Ele também aumentou a média de sobrevida livre de metástases de 14,7 meses no grupo que ingeriu placebo para 36,6 meses.

Indicado para ser ingerido após a terapia de privação androgênica, ou seja, aquela realizada por meio da castração cirúrgica ou medicamentosa, o Xtandi é fabricado pela Astellas Pharma.

Foto: © EM Karuna - Shutterstock.com