Cientistas: dormir de lado é melhor para a saúde

Natali_CCM - 13 de agosto de 2018 - 09:09
Cientistas: dormir de lado é melhor para a saúde
Por diversos motivos, especialistas recomendam que se durma sobre o lado esquerdo do corpo

(CCM SAÚDE) — De bruços, com a barriga para cima, de lado… as posições para dormir são várias, mas os especialistas recomendam que se durma de lado, de preferência o esquerdo.


Segundo diversas pesquisas, dormir dessa forma gera um descanso maior e melhora o funcionamento do organismo. De bruços, por outro lado, a respiração fica afetada, ao passo que, de barriga para cima, o peso do corpo é jogado sobre as costas.

Além de dormir de lado, os especialistas indicam que o lado esquerdo seja priorizado, por diversos motivos. O primeiro deles diz respeito ao cérebro. Segundo um estudo conduzido na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, essa posição favorece a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos.

Uma vantagem adicional é a melhora na circulação sanguínea quando se dorme apoiado sobre o lado esquerdo, já que essa posição impede a obstrução da artéria aorta, que bombeia sangue para o resto do sistema sanguíneo. Assim, o sangue retorna mais facilmente de outras partes do corpo até o coração.

Outro benefício dessa posição é que ela facilita a digestão, já que estômago e intestinos grosso e delgado estão ligeiramente inclinados à esquerda. Por isso, deitar-se sobre esse lado do corpo faz com que os alimentos passem por esses órgãos mais facilmente.

A coluna vertebral também se beneficia dessa posição para dormir, já que ela ela fica mais alinhada quando se deita de lado. Grávidas, inclusive, devem dormir sobre o lado esquerdo do corpo, para que o bebê não pressione a veia cava e o sangue circule melhor.

Foto: © Antonio Guillem - Shutterstock.com