Exame prevê câncer nos rins cinco anos antes

Pedro.CCM - 21 de agosto de 2018 - 16:15
Exame prevê câncer nos rins cinco anos antes
Análise sanguínea identifica proteína ligada à doença e também avalia gravidade do problema

(CCM SAÚDE) — Um exame de sangue pode auxiliar a detectar o câncer renal até cinco anos antes de seu desenvolvimento, dizem cientistas do Imperial College Londres, no Reino Unido.


Em um estudo com 190 pacientes diagnosticados com câncer nos rins e outros 190 participantes saudáveis, os pesquisadores detectaram que uma proteína chamada KIM-1 era encontrada apenas no grupo que desenvolveu a doença.

Além disso, os resultados mostraram que quanto maior a concentração de KIM-1 no sangue, pior o prognóstico de sobrevida dos pacientes, o que pode indicar um estágio mais avançado da doença.

Com estes dados, a equipe de pesquisa espera futuramente desenvolver um teste que utilize o KIM-1 para diagnosticar o câncer renal com até cinco anos de antecedência, aumentando assim as chances de cura dos pacientes.

Estudos anteriores já demonstraram que casos de câncer nos rins apresentam possibilidade de cura muito maior quando identificados em fases iniciais, principalmente quando o paciente pode retirar o órgão afetado. Porém, o estágio inicial do câncer renal geralmente é assintomático e não costuma ser descoberto.

Foto: © Juan Gärtner - 123RF.com