Estudo: dieta low carb reduz expectativa de vida

Pedro Muxfeldt - 23 de agosto de 2018 - 10:59
Estudo: dieta low carb reduz expectativa de vida
Regimes com excesso de carboidratos também aumentam risco de morte prematura

(CCM SAÚDE) — Dietas com restrição ou excesso de carboidratos reduzem a expectativa de vida, aponta estudo do Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos.


A pesquisa, liderada pela médica Sara Seidelmann, acompanhou durante 25 anos a saúde de 15.400 pessoas de 45 a 64 anos em quatro comunidades estadunidenses, além de traçar comparativos com outros estudos que somam mais de 430 mil participantes.

Os resultados colhidos demonstraram que pessoas que retiram menos de 40% de suas calorias diárias dos carboidratos - as chamadas dietas low carb - tinham expectativa de vida quatro anos menor que indivíduos cuja fonte de 40% a 70% das calorias são os carboidratos.

Por outro lado, os participantes que ingeriam porções superiores a 70% de carboidratos também tinham redução na expectativa de vida, porém de apenas um ano em relação ao grupo controle.

Além disso, quando a substituição dos carboidratos se dá pelo aumento da ingestão de proteínas e gorduras animais, os efeitos eram piores do que os percebidos em pacientes que elevaram o consumo de legumes e oleaginosas para repor a redução de carboidratos.

Foto: © udra11 - Shutterstock.com