Poluição do ar pode afetar a cognição, diz estudo

Pedro.CCM - 29 de agosto de 2018 - 07:52
Poluição do ar pode afetar a cognição, diz estudo
Altos índices de contaminação atmosférica podem provocar perdas similares a um ano a menos de escolaridade

(CCM SAÚDE) — Além dos já conhecidos danos respiratórios, a poluição do ar também pode afetar a cognição, aponta pesquisa feita na China pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos.


Entre 2010 e 2014, os cientistas acompanharam 20 mil moradores de grandes cidades chinesas acima de 10 anos. Periodicamente, os participantes respondiam a uma série de perguntas que testava suas habilidades em matemática e domínio da língua.

Em média, o grupo apresentou queda no desempenho nos exames de linguagem e cálculo semelhantes à perda de um ano de escolaridade. "Ar poluído pode fazer com que todos reduzam seu nível de instrução, o que é algo significativo. Mas sabemos que o efeito é pior em idosos, homens e pessoas com baixa escolaridade", afirma Xi Chen, à frente dos estudos.

Uma das hipóteses dos pesquisadores é que pessoas com menos anos de estudo são mais afetadas pois tendem a realizar trabalhos braçais ao ar livre, aumentando sua exposição ao ar poluído.

Apesar de ter sido realizado inteiramente na China, a pesquisa, de acordo com seus autores, têm aplicação em todo o mundo já que 98% de todas as cidades com mais de 100 mil habitantes possuem atualmente níveis de poluição acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foto: © elwynn - Shutterstock.com