Um terço dos universitários têm distúrbio mental

Pedro.CCM - 17 de setembro de 2018 - 08:08
Um terço dos universitários têm distúrbio mental
Quadros de depressão e ansiedade são os mais comuns entre calouros, mostra estudo

(CCM SAÚDE) — Um em cada três universitários apresenta sintomas de distúrbios mentais, como depressão e ansiedade, aponta pesquisa da Associação Americana de Psicologia.


O levantamento avaliou respostas dadas por mais de 14 mil calouros de 19 universidades em oito países (África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, Irlanda do Norte e México). Deste grupo, 35% relatou sintomas que se enquadram em ao menos uma das doenças listadas no mais recente Manual Diagnóstico e Estatístico de Distúrbios Mentais.

O quadro mais comum é a chamada depressão maior, seguido dos distúrbios de ansiedade, apontam o psiquiatra Randy Auerbach, à frente do estudo. "Esse dado representa um importante problema de saúde pública global. O número de estudantes que precisa de tratamento excede a capacidade de apoio das universidades, o que resulta em uma grande falta de tratamento a esses jovens", diz ele.

Por conta disso, o pesquisador defende, entre outros pontos, que novos estudos busquem determinar estratégias de tratamento para certos distúrbios que possam ser realizados por meio de aplicativos e outras soluções digitais, reduzindo assim a necessidade de uma consulta com psicólogo ou psiquiatra apenas para casos mais graves, como o vício em drogas.

Foto: © ocusfocus - 123RF.com