Aspirina eleva risco de hemorragias em idosos

Natali_CCM - 18 de setembro de 2018 - 08:01
Aspirina eleva risco de hemorragias em idosos
Pesquisa aponta que tomar a droga regularmente pode causar hemorragias estomacais em pessoas com mais de 70 anos

(CCM SAÚDE) — Um estudo feito com mais de 19 mil pessoas contradiz o que se sabia a respeito da aspirina e diz que, em alguns casos, ela pode trazer riscos à saúde dos idosos.


Utilizada para ajudar a diluir o sangue de quem já sofreu araques cardíacos ou derrames, a aspirina não deve ser tomada por pessoas com boas condições de saúde, de acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos e na Austrália, e publicada na revista 'New England Journal of Medicine'.

Até então prescrita como uma aliada na prevenção de ataques cardíacos ou AVCs, inclusive em idosos saudáveis, a aspirina foi apontada pelos cientistas como um medicamento que eleva o risco de hemorragias, sangramentos internos que, em alguns casos, levam à morte.

De acordo com o estudo, quanto maior a idade, mais há riscos para os pacientes que não possuem histórico de problemas cardíacos e ingerem, por precaução, a aspirina.

"Isso significa que milhões de idosos saudáveis ​​em todo o mundo que estão tomando aspirina em doses baixas sem uma razão médica podem estar fazendo isso desnecessariamente, porque o estudo não mostrou nenhum benefício geral para compensar o risco de sangramento", diz, em comunicado, o pesquisador John McNeil, da Universidade Monash.

Além dessa descoberta, o estudo também proporcionou um alerta sobre o aumento nas mortes por câncer em pessoas que fazem uso contínuo da aspirina. Essa pesquisa, no entanto, ainda precisa de uma investigação mais aprofundada.

"Se você não teve um ataque cardíaco prévio ou acidente vascular cerebral, tomar aspirina é algo realmente muito pouco benéfico. Portanto, a automedicação com aspirina, na ausência de uma indicação médica definitiva, não é aconselhável", recomenda o professor Peter Rothwell, da Universidade de Oxford.

Foto: © Shane Maritch - Shutterstock.com