Brasil bate meta de vacina para sarampo e pólio

Pedro Muxfeldt - 19 de setembro de 2018 - 14:12
Brasil bate meta de vacina para sarampo e pólio
Após prorrogação de campanha, média nacional alcançou objetivo do Ministério da Saúde

(CCM SAÚDE) — A campanha de vacinação contra o sarampo e poliomielite alcançou a meta de vacinar 95% das crianças entre um e cinco anos, informou o Ministério da Saúde.


Após a campanha, que inicialmente iria até o dia 31 de agosto, ser prorrogada até a última sexta-feira (14) por conta da baixa procura pela imunização em alguns estados, o objetivo de proteger pelo menos 95% do público-alvo foi cumprido.

Na divisão por unidades da federação, 15 delas conseguiram superar a meta e outras sete chegaram a índices acima dos 90%. Por outro lado, o estado do Rio de Janeiro terminou a campanha com apenas 83% de cobertura, a menor taxa do país. Entre os municípios, mais de 4 mil alcançaram a meta traçada.

Ao todo, 21,4 milhões de doses das vacinas - 10,7 de cada - foram distribuídas gratuitamente através das unidades básicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A campanha deste ano foi indiscriminada, com público-alvo incluindo até crianças que já haviam recebido a proteção, devido aos surtos de sarampo registrados em Amazonas e Roraima e ao risco de reintrodução da poliomielite por conta da baixa cobertura vacinal em mais de 50% das cidades brasileiras.

Foto: © Adam Gregor - Shutterstock.com