Meias podem ajudar a dormir melhor, diz estudo

Natali_CCM - 20 de setembro de 2018 - 08:42
Meias podem ajudar a dormir melhor, diz estudo
Pesquisa conduzida na Bélgica diz que usar meias pode ajudar a melhorar a qualidade do sono

(CCM SAÚDE) —Buscando fatores que melhorem a qualidade do sono, cientistas belgas identificaram que usar meias ajuda a enviar ao cérebro a mensagem de que é hora de dormir.


Como, para dormir, a temperatura central do nosso corpo deve diminuir entre 0,5ºC e 0,8ºC, sinalizando que é o momento de descansar, dilatar os vasos sanguíneos das mãos e dos pés, aumentando a circulação nessas regiões, ajuda a perder um pouco de calor.

"Algumas pesquisas têm mostrado que, quanto mais há vasodilatação nas mãos e pés, menos tempo se leva para adormecer”, diz, à 'BBC', o neurofisiologista Francisco Puertas, membro da Sociedade Espanhola do Sono e especialista na Unidade de Sono do Hospital Universitário de Liège, na Bélgica.

Quem sofre com problemas para dormir tem, nas meias, uma alternativa para melhorar a qualidade do sono, de acordo com o estudo. Isso porque, ao aquecer os membros inferiores, leva-se menos tempo para adormecer, aumenta-se o período de sono e são reduzidas as vezes em que a pessoa desperta durante a noite.

A sensibilidade ao frio e capacidade de regular a temperatura corporal varia de pessoa para pessoa, mas, em geral, a sensibilidade ao frio é maior em mulheres. "Se estamos com frio, ocorre uma vasoconstrição [o processo oposto ao necessário para dormir]”, diz Puertas. "Então, em geral, as mulheres usam mais meias para dormir do que os homens", completa.

Foto: © Katarzyna Białasiewicz - 123RF.com