Edição genética elimina população de mosquitos

Pedro.CCM - 27 de setembro de 2018 - 10:57
Edição genética elimina população de mosquitos
Espécie que transmite a malária foi exterminada em poucas gerações com mudança em seu DNA

(CCM SAÚDE) — Após longos anos de tentativas, cientistas do Reino Unido conseguiram pela primeira vez eliminar uma população completa de mosquitos transmissores da malária.


O feito pioneiro, anunciado na revista 'Nature Biotechnology', se valeu de técnicas de edição genética para tornar as fêmeas do Anopheles gambiae incapazes de picar seres humanos e se reproduzir. Com isso, o grupo de insetos entrou em colapso em apenas oito gerações e a população completa foi eliminada.

A pesquisa foi conduzida em laboratório e, segundo a equipe de cientistas capitaneada por Andrea Cristani, professora do Imperial College London, o próximo passo é simular também em laboratório ambiente mais similar às condições tropicais, onde a malária se concentra. Para Cristani, testes em áreas abertas não ocorrerão em menos de cinco anos.

No entanto, o trabalho, também realizado por outros centros de pesquisa ao redor do mundo, é alvo de críticas, principalmente pelos riscos de desequilíbrio na cadeia alimentar a partir da possível eliminação total de uma espécie.

Foto: © seanjoh - 123RF.com