Algoritmo consegue prever altura que pessoa terá

Pedro.CCM - 9 de outubro de 2018 - 11:51
Algoritmo consegue prever altura que pessoa terá
Cientistas querem usar a mesma técnica para prever doenças, como câncer de mama e diabetes

(CCM SAÚDE) — Uma ferramenta de computador é capaz de prever a altura que uma criança terá na vida adulta a partir da análise do DNA, diz estudo dos Estados Unidos.


O trabalho realizado pela Universidade do Estado de Michigan avaliou informações genéticas de 500 mil pessoas e criou uma ferramente capaz de analisar esses dados e prever a altura dos participantes, bem como sua densidade óssea e até os anos de escolaridade.

Apesar de já ter alcançado um feito inédito, os pesquisadores têm objetivos mais ousados pela frente. De acordo com Stephen Hsu, líder do estudo, a meta é fazer com que o algoritmo consiga realizar prognósticos precisos sobre doenças graves.

"Estamos apenas no início. Depois de ter validado essa ferramenta para os três cenários testados, nós agora podemos aplicar esse método para prever outras questões complexas relacionadas a riscos de saúde, tais como doenças cardiovasculares, diabetes e câncer de mama", afirma o cientista.

Com o desenvolvimento dessa técnica, a expectativa dos pesquisadores é permitir que médicos façam diagnósticos cada vez mais precoces, o que reduz o risco de complicações e aumentam a possibilidade de sucesso do tratamento.

Foto: © Evgeny Atamanenko - Shutterstock.com