Pessoas altas têm mais risco de desenvolver câncer

Pedro Muxfeldt - 25 de outubro de 2018 - 13:01
Pessoas altas têm mais risco de desenvolver câncer
Motivo para esta relação é o maior número de células no corpo para a doença se proliferar

(CCM SAÚDE) — Pessoas mais altas apresentam risco elevado de desenvolver câncer, concluiu estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.


Em estudos anteriores, a relação altura e risco de câncer já havia sido identificada, mas as causas não eram tão claras. Pesquisadores levantaram a hipótese, por exemplo, de que questões hormonais pudessem estar envolvidas. Segundo Leonard Nunney, autor da pesquisa atual, a resposta, no entanto, é mais simples.

A explicação para esta relação, afirma Nunney, é simplesmente o maior número de células presentes no corpo conforme aumenta o tamanho da pessoa. Por isso, o trabalho revelou que o risco de câncer aumenta em 10% a cada 10 centímetros de altura acima da média mundial.

Porém, alguns casos de câncer não apresentam a mesma relação. Entre eles estão quadros de câncer de boca, colo do útero e estômago. Por outro lado, o melanoma - ou câncer de pele - está fortemente ligado à altura já que, nestes casos, o paciente possui maior superfície de pele para a doença se proliferar.

Foto: © Andriy Popov - 123RF.com