Iogurte pode superar refrigerante em taxa de açúcar

Natali Chiconi - 14 de novembro de 2018 - 09:05
Iogurte pode superar refrigerante em taxa de açúcar
Pesquisa conduzida no Reino Unido aponta que nem mesmo os orgânicos estão livres desse problema

(CCM SAÚDE) — Considerado um alimento saudável, o iogurte pode esconder altos níveis de açúcar, segundo uma pesquisa feita no Reino Unido. E isso inclui as versões orgânicas.

Para chegarem a essa conclusão, cientistas da Universidade de Leeds analisaram a tabela nutricional de mais de 900 produtos. Descobriram, inclusive, que muitos deles superam os refrigerantes na quantidade de açúcar utilizada em sua fabricação.

De acordo com o estudo, apenas os iogurtes naturais e do estilo grego podem ser considerados como tendo níveis moderados de açúcar em sua composição.

Diretamente ligado a um risco maior de doenças crônicas, o consumo excessivo de açúcar é um dos principais causadores do diabetes e outras doenças crônicas e, por isso, deve ser reduzido.

"O resultado desse estudo é muito preocupante, porque iogurtes são vendidos como produtos saudáveis e são muito consumidos por crianças", diz, à ‘BBC’, a nutricionista Ana Clara Duran, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Unicamp.

No estudo, os iogurtes foram divididos em oito categorias: infantil, sobremesas, alternativas a produtos lácteos, saborizados, de frutas (in natura ou na forma de purê), natural/grego e orgânicos. A categoria que mostrou uma maior quantidade de açúcar foi a de sobremesas. A segunda foi a de orgânicos, seguida pela infantil.

"Quando ele é natural, é de fato saudável, mas, depois que recebe corante, açúcar e outros aditivos, vira um produto ultraprocessado. O pai ou a mãe acha que está fazendo algo legal ao dar iogurte para o filho, mas não está. E isso é preocupante também para adultos, porque 54% da população está acima do peso e quase 20% está obesa”, completa Ana.

No Brasil, os consumidores ainda não têm como saber a quantidade de açúcar presente na grande maioria dos produtos industrializados. Entretanto, uma proposta em debate na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende mudar isso, ao exigir a informação, no rótulo, sobre a quantidade de açúcares presentes nos iogurtes.

Foto: © tashka2000 - 123RF.com