Iogurte pode superar refrigerante em taxa de açúcar

Iogurte pode superar refrigerante em taxa de açúcar
Pesquisa conduzida no Reino Unido aponta que nem mesmo os orgânicos estão livres desse problema

(CCM SAÚDE) — Considerado um alimento saudável, o iogurte pode esconder altos níveis de açúcar, segundo uma pesquisa feita no Reino Unido. E isso inclui as versões orgânicas.

Para chegarem a essa conclusão, cientistas da Universidade de Leeds analisaram a tabela nutricional de mais de 900 produtos. Descobriram, inclusive, que muitos deles superam os refrigerantes na quantidade de açúcar utilizada em sua fabricação.

De acordo com o estudo, apenas os iogurtes naturais e do estilo grego podem ser considerados como tendo níveis moderados de açúcar em sua composição.

Diretamente ligado a um risco maior de doenças crônicas, o consumo excessivo de açúcar é um dos principais causadores do diabetes e outras doenças crônicas e, por isso, deve ser reduzido.

"O resultado desse estudo é muito preocupante, porque iogurtes são vendidos como produtos saudáveis e são muito consumidos por crianças", diz, à ‘BBC’, a nutricionista Ana Clara Duran, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Unicamp.

No estudo, os iogurtes foram divididos em oito categorias: infantil, sobremesas, alternativas a produtos lácteos, saborizados, de frutas (in natura ou na forma de purê), natural/grego e orgânicos. A categoria que mostrou uma maior quantidade de açúcar foi a de sobremesas. A segunda foi a de orgânicos, seguida pela infantil.

"Quando ele é natural, é de fato saudável, mas, depois que recebe corante, açúcar e outros aditivos, vira um produto ultraprocessado. O pai ou a mãe acha que está fazendo algo legal ao dar iogurte para o filho, mas não está. E isso é preocupante também para adultos, porque 54% da população está acima do peso e quase 20% está obesa”, completa Ana.

No Brasil, os consumidores ainda não têm como saber a quantidade de açúcar presente na grande maioria dos produtos industrializados. Entretanto, uma proposta em debate na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende mudar isso, ao exigir a informação, no rótulo, sobre a quantidade de açúcares presentes nos iogurtes.

Foto: © tashka2000 - 123RF.com
Veja também