Herpes e Alzheimer: novo estudo confirma ligação

Natali Chiconi - 26 de novembro de 2018 - 10:24
Herpes e Alzheimer: novo estudo confirma ligação
Pesquisa aponta que momentos de estresse podem reativar o HSV1 no cérebro dos pacientes.

(CCM Saúde) — O Alzheimer ainda não tem cura. Uma descoberta, no entanto, pode ajudar a entender melhor a causa desse problema, que afeta 30 milhões de pessoas no mundo.


De acordo com um estudo realizado pela pesquisadora Ruth Itzhaki, professora de Neurobiologia Molecular da Universidade de Manchester, no Reino Unido, há evidências ainda mais fortes de que o vírus da herpes é um dos fatores que causam o Alzheimer. Diante disso, medicamentos antivirais seriam capazes de eliminar a doença.

Conhecido por causar o herpes labial, o vírus HSV1, relacionado ao Alzheimer, infecta a maioria das pessoas na infância e segue adormecido no sistema nervoso periférico. Entretanto, em momentos de estresse, ele é reativado, causando feridas na boca. A suspeita é que ele também possa atingir o cérebro, causando a doença neurodegenerativa.

Anteriormente, uma pesquisa conduzida na Escola de Medicina Monte Sinai, nos Estados Unidos, já tinha levantado essa possibilidade, porém, agora, ela ganhou ainda mais evidências com esse estudo complementar.

Já se sabia que muitos idosos com Alzheimer possuíam o HSV1 no cérebro. Combinado com o gene APOE4, o risco aumenta - a probabilidade de desenvolver o problema é 12 vezes maior para quem tem esse gene e o vírus combinados.

Com o avanço das pesquisas, acredita-se que esse vírus entre no cérebro dos idosos à medida que o sistema imunológico perde força com a idade. Essa infecção latente seria reativada por eventos como estresse, redução da imunidade e processos inflamatórios cerebrais.

Diante dessas descobertas e associações, agentes antivirais podem ser utilizados para tratar a doença. O aciclovir, por exemplo, é uma droga que bloqueia a replicação do vírus HSV1, reduzindo os níveis de beta-amilóide. Tal experimento já foi conduzido com sucesso em Taiwan, durante um estudo populacional utilizando agentes anti-herpes para prevenir o Alzheimer.

Foto: © adriatic photo - Shutterstock.com