Descoberta proteína que origina tipo de leucemia

Pedro Muxfeldt - 30 de novembro de 2018 - 12:43
Descoberta proteína que origina tipo de leucemia
Cientistas querem bloquear as ações desta substância e evitar que esta forma de câncer se desenvolva.

(CCM Saúde) — A leucemia de linhagem mista responde por 5% dos casos de câncer da medula óssea em todo o mundo e, agora, cientistas podem encontrar uma forma de preveni-la.


Estudo do laboratório Cold Spring Harbor, nos Estados Unidos, publicado na revista científica 'Cancer Cell' aponta que uma proteína muito comum e presente no organismo humano é a responsável por dar início ao processo de desenvolvimento deste tipo de leucemia.

De acordo com a equipe de pesquisadores chefiada por Bin Lu e Christopher Vakoc, a utilização de métodos de edição genética poderia ser capaz de bloquear as ações da proteína ZFP64 e, assim, impedir que a leucemia de linhagem mista se instale.

"É como uma dependência química", afirmou Lu ao jornal espanhol 'ABC'. "Observamos que a ZFP64 é necessária para que este câncer da medula óssea siga produzindo proteínas de fusão e isto, por sua vez, cria mais células cancerígenas", disse ele.

Além do uso de edição genética, os cientistas também estão buscando desenvolver ou encontrar medicamentos que sejam capazes de atacar as funções da proteína ZFP64 e impedir que elas deem início ao efeito cascata que leva ao surgimento deste tipo particular de câncer.

Foto: © Juan Gaertner - Shutterstock.com