Casca de jabuticaba pode prevenir diabetes

Pedro Muxfeldt - 11 de dezembro de 2018 - 10:39
Casca de jabuticaba pode prevenir diabetes
Extrato também reduziu ganho de peso e impediu acúmulo de gordura no fígado, mostra pesquisa brasileira.

(CCM Saúde) — Pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) revelaram que a casca da jabuticaba pode trazer diversos benefícios à saúde.

O estudo, publicado no 'Journal of Functional Foods', teve como principal descoberta o fato de o extrato da casca da fruta ter sido capaz de prevenir a pré-diabetes em camundongos. No entanto, muitas outras vantagens do uso da jabuticaba foram constatadas.

"A ingestão do extrato por camundongos envelhecidos em dieta com alto teor de gordura também causou diminuição no ganho de peso, da dislipidemia (gordura no sangue) e da hiperglicemia (glicose no sangue), além de melhorar o HDL dos animais", avalia Valéria Cagnon Quitete, coordenadora do projeto, à 'Agência FAPESP'.

Além disso, os animais testados apresentaram redução do acúmulo de gordura no fígado, a chamada esteatose hepática. Este quadro pode se tornar bastante grave ao evoluir para uma cirrose.

O extrato desenvolvido pela equipe de cientistas já está em processo para ser patenteado. Outro objetivo dos pesquisadores é testar se os mesmos efeitos da fruta podem ser replicados em seres humanos.

Foto: © blondefish0920 - 123RF.com

Veja também