Leite com cereal leva ao sobrepeso de crianças

Natali Chiconi - 20 de dezembro de 2018 - 08:18
Leite com cereal leva ao sobrepeso de crianças
Pesquisa indica que risco é quase duas vezes maior em crianças de cinco anos de idade.

(CCM Saúde) — Crianças que ingerem leite como complemento de alimentos no primeiro ano de vida têm quase duas vezes mais risco de apresentarem sobrepeso.

A conclusão foi obtida por um estudo publicado na revista ‘Acta Paediatrica’ e informa que, se consumido diariamente combinado a cereais, por exemplo, o leite eleva em quase duas vezes o risco de sobrepeso em crianças de cinco anos de idade.

“O leite não é ruim, o problema é como é usado. Isto é, quando não é considerado uma refeição, mas uma forma de suplementar alimentos, como cereais”, diz Bernt Alm, professor de Pediatria na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, e autor do trabalho.

Ao acompanharem 1.870 meninos e meninas no condado de Halland, na Suécia, os cientistas recolheram dados de altura e peso, bem como informações sobre a ingestão de alimentos e bebidas.

Entre as crianças de cinco anos, 11,6% estavam com sobrepeso e 2,3% tinham obesidade. O risco dobrou em quem consumiu diariamente leite com cereais aos 12 meses de idade. Quando os pais tinham baixo nível educacional, fumavam e apresentavam histórico de obesidade na família, essa probabilidade aumentava ainda mais.


Foto: © Yuganov Konstantin - Shutterstock.com