Descoberta molécula crucial para emagrecimento

Pedro Muxfeldt - 28 de dezembro de 2018 - 09:00
Descoberta molécula crucial para emagrecimento
Estudo mostrou que interleucina-6 é o que garante que exercícios físicos façam efeito.

(CCM Saúde) — A atividade física é a única maneira de garantir perda de peso, mas a ativação de uma molécula é o que garante que seus efeitos sejam percebidos.

Estudo realizado na Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e publicado na revista 'Cell Metabolism' demonstrou que a interleucina-6 é um componente crucial na regulação do metabolismo energético e na perda de gordura abdominal após a realização de exercícios físicos.

Para comprovar a tese, os pesquisadores dividiram 53 participantes obesos em quatro grupos. Dois deles passaram 12 semanas realizando atividade física e os outros dois se mantiveram sedentários. No entanto, dentro das duplas, um grupo recebeu um composto que bloqueia a ação da interleucina-6 e outro tomou apenas um placebo.

Os resultados mostraram que o grupo que fez exercícios e tomou o placebo perdeu, em média, 225 gramas de gordura abdominal. Por outro lado, os voluntários que praticaram exercícios mas utilizaram o bloqueador da molécula acabaram ganhando 278 gramas ao final das 12 semanas.

Foto: © Kurhan - 123RF.com