Aedes: infestação alta em 504 cidades do país

Pedro Muxfeldt - 17 de janeiro de 2019 - 07:48
Aedes: infestação alta em 504 cidades do país
Levantamento do Ministério da Saúde aponta sinal de alerta em outros 1.881 municípios

(CCM Saúde) — Mais de 500 cidades brasileiras, cerca de 10% do total, estão com níveis de infestação do mosquito Aedes aegypti considerados altos, diz o Ministério da Saúde.

De acordo com o estudo Levantamento Rápido de índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), um total de 504 municípios apresentaram taxas de infestação acima dos 4%. Isso significa que estas regiões possuem maior risco de sofrer com epidemias de dengue, zika e chikungunya ao longo do ano, especialmente nos meses de verão.

Além disso, o estudo também indicou que 1.881 cidades estão em estado de alerta, pois apresentaram infestação entre 1% e 3,9%. Por fim, 2.628 cidades, quase a metade dos municípios do país, está com índices abaixo de 1%, considerados satisfatórios e de baixo risco.

Entre as capitais, apenas quatro delas - Boa Vista (RR) Cuiabá (MT), Palmas (TO) e Rio Branco (AC) - foram enquadradas como de alto risco. Por outro lado, nove destas cidades estão com índices satisfatórios e 12 em alerta. Natal (RN) e Porto Alegre (RS) realizaram teste pelo método de armadilha, o que em geral é feito em locais com infestação muito reduzida.

Foto: © Tacio Philip Sansonovski - Shutterstock.com