OMS aponta 10 ameaças de saúde para 2019

Pedro Muxfeldt - 21 de janeiro de 2019 - 07:12
OMS aponta 10 ameaças de saúde para 2019
Dengue, gripe e HIV estão entre os principais riscos listados pela agência internacional

(CCM Saúde) — A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou na última semana uma lista com as 10 maiores ameaças à saúde global de 2019.

Entre os riscos elencados pelo braço de saúde das Nações Unidas estão epidemias de dengue, que ocorrem todos os anos em países da América Latina e do sudeste asiático, o HIV, vírus da Aids, que tem voltado a crescer entre os mais jovens, e uma pandemia de gripe que, de acordo com a OMS, acontecerá, apenas ainda não sabe quando e com qual grau de intensidade.

Além disso, duas outras grandes preocupações da agência internacional recaem sobre a poluição do ar, responsável por 7 milhões de mortes prematuras todos os anos, e a resistência de bactérias aos antibióticos, problema que a OMS tem alertado continuamente nos últimos anos e que pode ter graves consequências nos próximos anos.

Na lista da OMS também estão presentes doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas e câncer, atenção primária insuficiente e sistemas de saúde frágeis, hesitação em vacinar crianças e participar em campanhas de imunização e surtos de doenças altamente contagiosas, como o ebola.

Foto: © Hung Chung Chih - Shutterstock.com