Aspirina: cientistas pedem cautela em seu uso

Natali Chiconi - 24 de janeiro de 2019 - 08:45
Aspirina: cientistas pedem cautela em seu uso
Pesquisa sugere que ingerir o medicamento contra problemas cardíacos eleva o risco de sangramentos.

(CCM Saúde) — A Aspirina® é apontada como uma das formas de prevenir doenças cardiovasculares. Sua ingestão diária, no entanto, foi colocada em xeque após uma revisão de estudos.

Esse método preventivo, receitado por muitos médicos, elevaria o risco de sangramento nas pessoas que fazem uso da substância. Quem afirma isso são pesquisadores do Kings College London e do Kings College Hospital, na Inglaterra, em estudo publicado na revista ‘Jama’.

Eles dizem que enquanto o uso do comprimido está associado a uma redução de 11% no risco de eventos cardiovasculares (morte, infarto e AVC), ele também se liga a um aumento de 47% nos casos de sangramento.

A conclusão foi obtida após a revisão de 13 estudos clínicos com 164 mil participantes. “Não existem evidências suficientes para recomendar rotineiramente a aspirina a fim de prevenir ataques cardíacos, mortes e acidentes vasculares em pessoas sem doenças cardiovasculares”, observa o principal autor do estudo, Sean Zhen, pesquisador do Kings’s College London.

As hemorragias podem ocorrer porque o ácido acetilsalicílico impede que uma enzima chamada COX-1 produza uma substância que mantém a integridade do revestimento estomacal. Ao tomar o remédio em doses altas, a mucosa da parede do estômago afina e faz com que o suco gástrico irrite o órgão.

Idosos devem ser mais cautelosos em relação ao consumo desse medicamento. Segundo Peter Rothwell, pesquisador da Universidade de Oxford, em pessoas acima de 75 anos, o uso diário da aspirina em longo prazo pode causar sangramento letal e deveria ser evitado mesmo como prevenção secundária.

Todos os anos, mais de 55 milhões de pessoas morrem em decorrência de enfermidades cardiovasculares, que são a principal causa de óbitos no planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foto: © ImageFlow - Shutterstock.com