Molécula criada no Brasil trata doença cardíaca

Pedro Muxfeldt - 25 de janeiro de 2019 - 08:03
Molécula criada no Brasil trata doença cardíaca
Estudo da Universidade de São Paulo conseguiu reverter quadros de insuficiência cardíaca.

(CCM Saúde) — Uma molécula desenvolvida por cientistas da Universidade de São Paulo pode abrir tratamentos mais eficazes para a insuficiência cardíaca.

Atualmente, esta doença, provocada por defeitos em uma válvula do coração ou por casos de infarto e hipertensão mal tratados, dá aos pacientes expectativa de vida de cerca de cinco anos e os tratamentos disponíveis apenas freiam o seu avanço.

Com esta novidade, anunciada em artigo na revista 'Nature Communications', os pesquisadores brasileiros, que contaram com apoio de profissionais da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, conseguiram reverter parte do avanço da insuficiência em animais e observaram o mesmo padrão em testes com células cardíacas humanas.

A molécula, chamada de Samba, atua diretamente sobre as células debilitadas, diferentemente dos tratamentos atuais, que têm mecanismo de ação da fora da célula. A descoberta, afirma o grupo de cientistas, abre caminho para o desenvolvimento de remédios mais eficazes para combater a insuficiência cardíaca.

Foto: © Igor Stevanovic - 123RF.com