Descoberta pode mudar entendimento sobre câncer

Pedro Muxfeldt - 29 de janeiro de 2019 - 08:28
Descoberta pode mudar entendimento sobre câncer
Cientistas revelam que processo natural de destruição celular pode prevenir formação da doença.

(CCM Saúde) — Pesquisa do Instituto Salk, nos Estados Unidos, publicada na revista 'Nature' descobriu que um processo natural do organismo humano pode prevenir casos de câncer.

A chave para esta descoberta está nos telômeros, estruturas localizadas nas extremidades das células que atuam para manter o formato e organização celulares. Contudo, a cada divisão, os telômeros ficam mais curtos. Quando eles já não são capazes de manter a integridade celular, o organismo realiza a chamada autofagia.

Inicialmente entendida como um mecanismo de sobrevivência, a autofagia, na verdade, é um processo de destruição das células realizado naturalmente pelo corpo com intuito de evitar a ocorrência de danos ao DNA celular e possível divisão de células com DNA danificado.

Células com alterações na sua informação genética que vão se multiplicando estão na raiz do surgimento do câncer e, portanto, a autofagia seria um método natural de prevenção da doença.

"Os resultados são uma surpresa total. Há muitas formas de impedir que células se dividam fora de controle e se tornem cancerígenas, mas não esperávamos que a autofagia fosse uma delas", explica Jan Karlseder, autor principal do estudo.

Até o momento, o entendimento sobre a relação entre autofagia e câncer era justamente o oposto do que a pesquisa mostrou. Alguns tratamentos atuais tentam bloquear a autofagia como forma de tentar evitar que o câncer se instale. Essas terapias deveriam ser inteiramente repensadas, defende o pesquisador.

Foto: © Anna Ivanova - 123RF.com