Pessoas que não engordam têm benefício genético

Natali Chiconi - 30 de janeiro de 2019 - 08:43
Pessoas que não engordam têm benefício genético
Estudo aponta que herança de genes é mais determinante do que dieta saudável para emagrecer.

(CCM Saúde) — Cientistas descobriram a diferença entre pessoas que nunca engordam e as que ganham peso facilmente. Segundo eles, sua origem é o conjunto genético.

O estudo, publicado na revista ‘PLOS Genetics’, uniu levantamentos das universidades de Cambridge e Bristol, ambas no Reino Unido, e identificou que a magreza está mais ligada aos genes do que a uma dieta saudável ou estilo de vida rígido.

Ao compararem amostras de DNA de 1,6 mil pessoas saudáveis e magras - com Índice de Massa Corporal (IMC) menor que 18 - a dados de mais de 2 mil pessoas obesas e outras 10,4 mil pessoas com peso normal, os pesquisadores também avaliaram estilos de vida.

A conclusão foi que pessoas obesas tinham maior probabilidade de ter um conjunto de genes ligados à obesidade. As magras, por outro lado, tinham alterações relacionadas à magreza saudável.

"Esta pesquisa mostra pela primeira vez que pessoas magras e saudáveis ​​são geralmente magras porque têm uma menor carga de genes que aumentam as chances de alguém estar acima do peso e não porque são moralmente superiores, como algumas pessoas gostam de afirmar", disse Sadaf Farooqi, pesquisador chefe do estudo.

Segundo o estudo, temos muito menos controle sobre o nosso peso do que imaginamos. Agora, o próximo passo dos cientistas é identificar os genes responsáveis pela magreza. Então, no futuro, será possível estabelecer tratamentos para emagrecer mais eficientes.

"Esse estudo confirma que a obesidade grave precoce é frequentemente determinada por genes e mostra que aqueles que são muito magros são geneticamente diferentes da população em geral”, conta Tom Sanders, professor emérito de nutrição e dietética do King's College de Londres.

Embora os dados genéticos sejam importantes, os cientistas ressaltam que, independentemente da composição de genes de cada um, é fundamental praticar exercícios físicos e adotar uma dieta saudável.

Foto: © Billion Photos - Shutterstock.com