Anticoncepcional masculino é testado em ratos

Pedro Muxfeldt - 31 de janeiro de 2019 - 14:42
Anticoncepcional masculino é testado em ratos
Técnica aplica substâncias sobre os vasos deferentes para impedir presença de esperma na ejaculação.

(CCM Saúde) — Cientistas chineses testaram com sucesso, em ratos, uma nova proposta de anticoncepcional masculino que pode ser facilmente reversível.

A técnica, conforme destaca a equipe de Xiaolei Wang, foi inspirada em drinks alcoólicos servidos em camadas de bebidas que, quando aquecidos, se misturam formando um coquetel. O trabalho foi publicado na revista 'ACS Nano'.

Nos experimentos, os pesquisadores injetaram quatro substâncias nos vasos deferentes de ratos. A combinação bloqueou a passagem de espermatozoides armazenados nos testículos e, durante dois meses, os animais não foram capazes de gerar descendentes.

No entanto, a ação das substâncias foi rapidamente eliminada após a exposição dos camundongos a uma luz quase infravermelha, que fez os quatro elementos se misturarem e não impedirem o trânsito dos gametas através da uretra.

A técnica, que ainda precisa ter sua segurança confirmada antes de ser testada em seres humanos, é vista pelos cientistas como uma alternativa reversível ao procedimento da vasectomia, que em muitos casos não pode ser desfeito e deixa o homem estéril para o resto da vida.

Foto: © Kateryna Kon - Shutterstock.com

Veja também