Revelada razão do sono influir na saúde do coração

Pedro Muxfeldt - 21 de fevereiro de 2019 - 07:33
Revelada razão do sono influir na saúde do coração
Estudo mostra que dormir bem reduz a produção de células inflamatórias e risco de aterosclerose.

(CCM Saúde) — O sono traz uma série de benefícios à saúde e está ligado à prevenção de doenças do coração. Agora, um estudo demonstrou as causas desta relação.

Segundo pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, noites bem dormidas auxiliam na redução da produção de células inflamatórias na medula óssea. Essas células, ao se acumularem, formam placas de gordura nas artérias, ocasionando a aterosclerose.

Por outro lado, em pessoas que dormem mal e pouco, há maior risco dessas células terem sua produção aumentada e, consequentemente, provocarem doenças cardiovasculares. A descoberta, publicada na revista 'Nature', foi feita a partir de experimentos com ratos.

Em média, os animais com sono insuficiente chegavam a produzir duas vezes mais células inflamatórias em comparação com aqueles que dormiam dentro dos padrões recomendados.

A chave para a relação entre sono e doenças do coração, de acordo com os cientistas, está em um hormônio chamado hipocretina. Secretado no cérebro, o hormônio é conhecido por regular o sono. Porém, o estudo revelou que ele também controla a produção de células inflamatórias e que, nos animais que dormiam mal, sua presença se reduzia, elevando o surgimento das células.

Foto: © Andriy Popov - 123RF.com