Revelado segundo caso de cura da Aids

Pedro Muxfeldt - 6 de março de 2019 - 11:59
Revelado segundo caso de cura da Aids
Homem em tratamento de câncer desenvolveu resistência ao vírus após transplante.

(CCM Saúde) — Cientistas britânicos revelaram nesta terça-feira (5) o segundo caso de um paciente a se curar do vírus HIV após um transplante de células-tronco.

Um homem morador de Londres, cuja identidade não foi revelada, recebeu um transplante de células-tronco em meio ao tratamento contra leucemia e que não estava respondendo à quimioterapia. O doador possui uma mutação rara do gene CCR5, que garante resistência contra o vírus.

Após o transplante, o sistema imunológico do paciente foi alterado e também desenvolveu resistência ao HIV. Assim, o homem já está há 18 meses sem realizar o tratamento antirretroviral e nenhum traço de retorno da doença foi identificado.

O acontecimento foi divulgado em artigo publicado no periódico 'Nature'. O tratamento foi realizado pela equipe do infectologista Ravindra Gupta, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

O primeiro caso de cura do HIV após um transplante ocorreu há cerca de 12 anos, com Timothy Brown, à época identificado como o paciente de Berlim.

Foto: © James Steidl - 123RF.com