Liberado antidepressivo em forma de spray

Natali Chiconi - 7 de março de 2019 - 06:00
Liberado antidepressivo em forma de spray
Novidade é recomendada para quem testou outros medicamentos e não obteve sucesso.

(CCM Saúde) — Um remédio tido como revolucionário no tratamento da depressão foi aprovado nos Estados Unidos. Trata-se da esketamina, que se apresenta como spray nasal.

De acordo com a FDA, agência estadunidense de medicamentos, a comercialização do produto será com o nome de Spravato. A Janssen, fabricante da droga, acredita que essa será uma nova esperança a quem resiste a medicamentos como o Prozac, disponíveis no mercado.

“Há uma significativa efetividade no medicamento e a velocidade de ação da esketamina é de poucos dias, sendo que um antidepressivo convencional leva de seis a oito semanas para agir“, elogia Pierre de Maricourt, médico do hospital Sainte-Anne de Paris, que participa em dois testes clínicos de fase 3 do medicamento.

”Nosso programa de pesquisa sobre a esketamina em forma de spray nasal demonstra uma relação de risco-benefício positiva para os adultos que sofrem com depressão resistente aos tratamentos atuais", disse Husseini K. Manji, diretora de terapias de neurociências na Janssen.

Administrado em um centro de saúde para monitorar o paciente devido ao fato de o medicamento ter alto “potencial de abuso”, o spray nasal está relacionada à ketamina, utilizada como anestésico em humanos e animais.

O novo remédio seria uma esperança para quem sofre de depressão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 300 milhões de pessoas sofrem com a doença, que limita a capacidade de uma vida cotidiana normal e, em casos mais graves, pode levar ao suicídio.

Foto: © Stephen Mcsweeny - Shutterstock.com

Veja também