Ouvir música reduz a criatividade, diz estudo

Pedro Muxfeldt - 8 de março de 2019 - 08:30
Ouvir música reduz a criatividade, diz estudo
Pesquisa aponta que habilidades verbais são reduzidas quando há uma música de fundo no ambiente.

(CCM Saúde) — Inúmeras pessoas gostam de trabalhar ou realizar qualquer atividade ouvindo música, mas um estudo europeu afirma que esse hábito reduz a criatividade.

A pesquisa, realizada pelas universidades Lancaster e Lancashire, no Reino Unido, e de Gavle, na Suécia, concluiu que, quando há uma música tocando no ambiente onde a pessoa se encontra, suas habilidades verbais se reduzem. Os resultados foram publicados na revista 'Applied Cognitive Psychology'.

Ao todo, 84 participantes completaram testes de criatividade verbal enquanto ouviam música de três tipos: músicas instrumentais, canções com letras desconhecidas e com letras conhecidas dos voluntários. Em todas as situações, o som reduziu a criatividade das pessoas, mas a perda foi sete vezes maior quando os participantes não estavam familiarizados com a letra da música.

Também foi feito um teste com os voluntários expostos ao barulho de uma biblioteca. Neste caso, não foi percebida queda nos níveis de criatividade por se tratar de uma "situação estável", afirmam os pesquisadores.

"Os resultados desafiam o senso comum de que a música aumenta a criatividade. Eles demonstram que mesmo com a melhora de humor provocada por uma canção conhecida, a música consistentemente reduz o desempenho criativo para resolução de problemas", completam os autores.

Foto: © Antonio Guillem - Shutterstock.com