Colar de remédios pode tratar tuberculose

Pedro Muxfeldt - 22 de março de 2019 - 08:08
Colar de remédios pode tratar tuberculose
Conjunto de comprimidos seria introduzido no estômago do paciente e liberado gradualmente.

(CCM Saúde) — Cientistas do MIT, nos Estados Unidos, desenvolveram uma espécie de colar de comprimidos que pode facilitar o tratamento da tuberculose.

O componente é uma linha na qual um conjunto de cápsulas são inseridas de maneira similar a um colar de miçangas. Essa peça seria introduzida por uma sonda nasogástrica no estômago do paciente para realizar a liberação da droga gradualmente por cerca de um mês.

O trabalho, publicado na revista 'Science Translational Medicine', aponta que testes preliminares com porcos comprovaram a segurança do método, pois a composição das cápsulas garante que os compostos sejam liberados aos poucos. Além disso, a linha se enrola ao ser depositada no estômago, não trazendo risco de chegar ao intestino.

Para a equipe de pesquisadores envolvida no estudo, essa nova técnica foi considerada aceitável por bom número de pacientes em pesquisa de opinião realizada ao longo do processo. A expectativa é que o procedimento aumente a adesão ao tratamento da tuberculose, que hoje leva seis meses, e que possa ser utilizado para o combate a outras doenças cujas terapias também levem muito tempo.

Foto: © Minerva Studio - Shutterstock.com