Estudo: 5 bilhões de pessoas terão miopia em 2050

Pedro Muxfeldt - 15 de abril de 2019 - 08:54
Estudo: 5 bilhões de pessoas terão miopia em 2050
Crescimento está ligado ao estilo de vida de crianças e adolescentes, afirmam cientistas.

(CCM Saúde) — Os casos de miopia devem apresentar um crescimento acelerado nas próximas décadas e afetar metade da população mundial em 2050, aponta estudo.

O trabalho, realizado por pesquisadores do Instituto de Visão Brien Holden, na Austrália, demonstra que o aumento substancial das ocorrências de miopia - quando o indivíduo tem dificuldades para enxergar de longe - está ligado aos hábitos de vida atuais.

Segundo os cientistas, crianças e adolescentes passam cada vez mais tempo em ambientes fechados e diante de telas de celulares e computadores, o que acaba por prejudicar a visão.

De acordo com os cálculos do estudo australiano, 5 bilhões de pessoas terão miopia em 2050 contra 1,4 bilhão que apresentavam essa condição em 2000. Além disso, um quinto desse grupo, ou seja, 1 bilhão de pessoas, estarão sob risco de desenvolver cegueira devido ao problema.

O caso mais grave, segundo os pesquisadores, é encontrado no sudeste da Ásia, onde, já nos dias de hoje, metade da população tem miopia. Em 2050, esse índice poderá chegar a 90% dos habitantes dessa região caso nenhuma medida de prevenção seja tomada.

Entre as ações para evitar miopia estão a limitação do uso de aparelhos eletrônicos por crianças e o estímulo à presença dos pequenos em ambientes abertos, que levam a um maior uso da visão à distância e reduz os riscos de miopia.

Foto: © wavebreakmedia - Shutterstock.com