Campanha da gripe se estende a todos os públicos

Pedro Muxfeldt - 24 de abril de 2019 - 10:28
Campanha da gripe se estende a todos os públicos
Na primeira semana, apenas crianças e gestantes foram vacinadas; forças de segurança entram na lista.

(CCM Saúde) — Depois de uma semana restrita a crianças e gestantes, a vacinação contra a gripe já está liberada para todos os públicos-alvo, informou o Ministério da Saúde.

Desde a segunda-feira (22), todos os demais grupos prioritários da campanha podem buscar um dos 41,8 mil postos de vacinação espalhados pelo país para receber a imunização. São eles: mulheres até 45 dias após o parto, idosos com mais de 60 anos, professores, indígenas, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas, presos e trabalhadores do sistema prisional.

Além destes, o órgão federal também anunciou a inclusão de agentes das forças de segurança na lista uma vez que esses profissionais lidam com grandes aglomerações, onde o risco de contaminação aumenta. Com isso, foram contratadas mais 1 milhão de doses da vacina junto ao Instituto Butantã.

A vacinação contra a gripe foi iniciada no dia 10 de abril, apenas para mulheres grávidas e crianças até 6 anos. Ao longo desta primeira semana, 12,5% dos menores e 17,4% das gestantes receberam a vacina. O estado mais adiantado é o Amazonas, com quase 80% de cobertura nos dois grupos pois ali a campanha foi antecipada devido ao surto da doença.

Entre as outras unidades da federação, o Ceará já imunizou 25% das grávidas enquanto Goiás lidera o ranking entre as crianças, com 20,6% delas já vacinadas.

Foto: © Rarin Lee - Shutterstock.com