Hipertensão provoca 34 mortes por hora no Brasil

Hipertensão provoca 34 mortes por hora no Brasil
Dados do Ministério da Saúde apontam que um em cada quatro brasileiros tem pressão alta.

(CCM Saúde) — A hipertensão arterial mata 34 brasileiros a cada hora. É o que revelam os dados preliminares de uma pesquisa do Ministério da Saúde.

Com base nas informações presentes no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), o órgão federal calculou que os problemas associados à pressão alta foram responsáveis por 302 mil óbitos no ano de 2017, o equivalente a 829 mortes por dia ou 34 por hora.

Além disso, os números do ministério apontam que um em cada quatro (25%) brasileiros sofre de hipertensão arterial. A principal causa da doença no país é o consumo exagerado de sal.

De acordo com a pesquisa Vigitel, também do Ministério da Saúde, 90% dos homens e 70% das mulheres no país consomem mais sal do que os 5 gramas recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, 85% da população acredita ingerir um volume adequado de sódio em suas refeições.

Devido aos riscos importantes associados à hipertensão arterial, a pasta defende a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, com redução significativa do consumo de sódio, especialmente do sal adicionado direto no prato. Além disso, o ministério possui parceira com a indústria alimentícia para retirada de sódio de produtos industrializados.

Foto: © kurhan - Shutterstock.com