Comer estressado potencializa ganho de peso

Natali Chiconi - 30 de abril de 2019 - 09:19
Comer estressado potencializa ganho de peso
Estudo aponta que a ingestão de guloseimas em situações de esgotamento pode favorecer a obesidade.

(CCM Saúde) — Quando estamos estressados, é comum que procuremos um alimento gorduroso para aliviar as tensões. Segundo pesquisa, essa atitude eleva o risco de ganhar peso.

Essa foi a conclusão obtida por cientistas do Instituto Garvan de Pesquisa Médica, na Austrália, que avaliaram o funcionamento de uma dieta altamente calórica em ratos com problemas emocionais. Segundo eles, isso ocorre devido à ação de uma proteína cerebral chamada NPY e à produção excessiva de insulina.

“Alguns indivíduos comem menos quando estão estressados, mas a maioria aumenta a ingestão de alimentos e, principalmente, o consumo de comidas ricas em gordura e açúcar”, explicou, ao jornal ‘Correio Braziliense’, Herbert Herzog, um dos autores do estudo.

O estudo, publicado na revista ‘Cell Metabolism’, indicou que, quando as cobaias estavam estressadas por um longo período e os alimentos de alto teor calórico estavam disponíveis, elas ficavam obesas mais rapidamente.

“Descobrimos que, quando desligamos a produção da proteína NPY na amígdala, o ganho de peso foi reduzido. Sem NPY, o ganho de peso em uma dieta rica em gordura com estresse foi o mesmo que no ambiente livre de estresse. Isso mostra uma ligação clara entre estresse, obesidade e NPY”, detalhou o autor.

Em experimentos laboratoriais, os pesquisadores observaram que as produtoras de NPY tinha receptores diversos para insulina. Foi verificado, ainda, que o estresse crônico elevava os níveis de insulina e, combinado a uma dieta altamente calórica, chegavam a taxas até dez vezes maiores que em ratos com dieta normal.

“Está ficando cada vez mais claro que a insulina não afeta apenas as regiões periféricas do corpo, mas regula as funções do cérebro. Esperamos explorar esses efeitos ainda mais no futuro”, ressaltou Herzog.

Foto: © Gennadiy Poznyakov - 123RF.com