Brócolis tem ação anticancerígena, diz estudo

Natali Chiconi - 17 de maio de 2019 - 10:33
Brócolis tem ação anticancerígena, diz estudo
Substância presente no vegetal evita alterações em gene que suprime as células doentes.

(CCM Saúde) — O brócolis é um dos vegetais mais recomendados em dietas ricas em vitaminas. Seus benefícios, no entanto, vão muito além, estendendo-se para a função de prevenir tumores.

A descoberta, feita por cientistas israelenses, relacionou o crescimento de tumores ao uso de um composto presente no brócolis. Publicada na revista ‘Science’, a pesquisa focou no gene PTEN - uma das proteínas mais comuns em tumores humanos, com capacidade de suprimir as células doentes.

“Certas mutações de PTEN herdadas causam síndromes caracterizadas por suscetibilidade ao câncer e defeitos de desenvolvimento”, explica, ao jornal ‘Correio Brasiliense’, Pier Paolo Pandolfi, diretor do Instituto de Pesquisa do Câncer do Hospital Beth Israel e principal autor do estudo.

Por meio de experimentos com camundongos propensos a desenvolver câncer, os cientistas descobriram que o gene WWP1 - que facilita o surgimento da doença - produz uma enzima que inibe a atividade do PTEN, favorecendo o aparecimento da doença. Uma molécula presente no brócolis poderia, então, ser a chave para cancelar os efeitos cancerígenos desse gene.

"Encontramos um novo ator importante que conduz um caminho crítico para o desenvolvimento do tumor, uma enzima que pode ser inibida com um composto natural encontrado no brócolis e em outros vegetais crucíferos", diz Pandolfi. "Esse caminho surge não só como regulador para o controle do crescimento do câncer, mas também como um calcanhar de Aquiles, para onde podemos direcionar opções terapêuticas".

Embora os benefícios do brócolis sejam grandes, os cientistas ressaltam que apenas ingerir o vegetal ou alimentos do gênero não basta. Para que ele rendesse os efeitos esperados, os cientistas calculam que seria necessário comer quase seis quilos de couve de Bruxelas (não cozida) por dia para obter a ação esperada.

Foto: © Yuliya Gontar - 123RF.com

Veja também